Por: 07/12/2012    Cartinha

 Tema 2: CARTÃO BNDES. Como os empreendedores individuais podem acessá-lo?

O Cartão BNDES é uma espécie de cartão de crédito que visa financiar os investimentos das micro, pequenas e médias empresas, incluindo os empreendedores individuais. É uma forma de acesso a um dos créditos mais baratos atualmente e se caracteriza como uma importante ferramenta de fomento público aos pequenos negócios.

Atualizada constantemente, a taxa de juros é geralmente inferior a 1% ao mês neste portal. Em outubro de 2012 a taxa era de 0,91%. Para acessar, é preciso possuir conta-corrente em um dos bancos emissores do cartão.

Quais são os bancos emissores do cartão?

Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul e Itaú são os bancos emissores do Cartão BNDES, e Visa e Mastercard são as bandeiras do cartão de crédito. Mas diversas outras instituições como cooperativas, Oscips e outros bancos privados têm desejado oferecê-lo também.

Como solicito o meu?

1. Clique no link “Solicite seu Cartão BNDES“.

2. Informe CNPJ, o tipo de controle, CNAE Fiscal.

3. Selecione o banco emissor.

4. Preencha a Proposta de Solicitação do Cartão BNDES.

5. Apresente a documentação exigida no banco emissor.

Antes de solicitar, é importante saber os documentos necessários para a solicitação em seu banco. Para isso, consulte aqui.

Para acessar o manual completo sobre a solicitação do cartão, clique aqui.

Posso comprar qualquer coisa com o cartão?

Os produtos que podem ser comprados com o cartão são limitados, mas bem abrangentes. Incluem veículos, peças, programas de computador, câmeras, artigos esportivos e de recreação, curso de idiomas, combustíveis e até instrumentos musicais. Confira a lista completa dos produtos nesse link.

Nos próximos posts, conversaremos mais sobre benefícios e oportunidades para o Empreendedor Individual em relação a serviços financeiros.

Confira também outros temas sobre finanças para o Empreendedor Individual

Tema 1: Benefícios da abertura de conta-corrente e escolha da instituição financeira

Tema 3: Quais as vantagens e como obter a maquininha de cartão?

Tema 4: Dificuldade para cobrar seus clientes em compras a prazo? Já experimentou o boleto bancário?

Acompanhe esse tema em http://www.sebraefinancas.com.br/?author=8.


  1. O cartão BNDES realmente é uma mão na roda para os pequenos empreendedores! Não conhecia esse blog do sebrae! Voltarei mais!

    • André Dantas disse:

      Obrigado pela participação Henrique. Veja os posts mais recentes e aproveite também para visitar em nosso site o link que apresenta a série de filmes que esclarecem as funcionalidades do Cartão BNDES. Um abraço.

  2. rosemeri martins disse:

    Desculpe mas os Bancos que estao cadastrados , nao fazem o cartao do BNDS para microempreendedores , apenas para pequenas empresas.

    Ja estive em todos …..

  3. Certa vez tentei pela caixa, porém eles pedem o extrato da conta vinculada ao CNPJ para saber qual limite oferecer no cartão, foi meio confuso.

Deixe seu comentário




posts mais lidos

comentários recentes